gov Rio
 
     
  PÁGINA PRINCIPAL :: LISTAR/BUSCAR TODAS AS NOTÍCIAS  
     
 

08/03/2012 20:28:28 - Visualizado em 16/04/2014 16:32:23

 
     
  30 anos da mulher na PM  
 
271 visitas  
 
 
 
  Jornalista Priscilla Piffer - Assessoria de imprensa  
 

 

Este ano o Dia Internacional da Mulher foi celebrado de maneira muito especial na Polícia Militar, pois comemoramos também o 30º aniversário do ingresso das mulheres na corporação. Durante todo o mês ocorrerão diversos eventos em comemoração à esta data tão importante. Nesta quinta-feira, 08/03, o comandante-geral, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, ofereceu um almoço no Salão Nobre do Quartel General da Polícia Militar, no Centro do Rio, onde estiveram presentes além de policiais militares, mulheres representantes das Forças Armadas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defensoria Pública, Ministério Público e também Rita Paes, esposa do secretário de segurança, José Mariano Beltrame.

Durante o evento foram exibidas fotos das primeiras turmas de policiais militares femininas e depois de tantas lembranças, homenagens, flores e presentes foi quase impossível conter as lágrimas. “Eu me sinto muito honrada e orgulhosa de ser policial militar, nós acreditamos que poderíamos conquistar o nosso espaço na PM e hoje é muito emocionante ter o nosso trabalho reconhecido e receber todo este carinho.” Disse a coronel Kátia Boaventura, que está há 28 anos na corporação e desde 2011 é a mulher com cargo mais importante na PM, chefe de Gabinete. O quadro tem ainda em destaque as coronéis Sayonara do Valle, chefe do Centro de Controle de Informática, e Célia Gonçalves, comandante do 39º BPM (Belfort Roxo).

O número de mulheres na Polícia Militar está em ascensão, atualmente, 2.923 mulheres estão na corporação, sendo 1.409 atuando nas ruas e 895 são oficiais. Na capital, o efetivo conta com 2.224 policiais femininas. Na Baixada Fluminense, são 119 mulheres. No interior do estado, o número chega a 580. Além disso, de todos os formandos no ano de 2011, oito são mulheres. Na área de saúde, a Polícia Militar tem 683 mulheres, atuando como médicas, dentistas, psicólogas, fonoaudiólogas, veterinárias, entre outros. Outras 584 ocupam funções de atividade fim.

Como tudo começou:

A companhia feminina da Policia Militar nasceu com o objetivo de policiar pontos turísticos, trânsito, hospitais e atuar nas ocorrências envolvendo mulheres e menores idade. Criada pela lei 476 de novembro de 1981, recebeu seu primeiro efetivo feminino no ano seguinte e sua primeira sede foi no 2º batalhão, em Botafogo. Em 1988 se tornou independente sendo comandada por uma oficial.

Há 30 anos ingressaram 158 mulheres no primeiro curso de formação de soldados. Os primeiros serviços foram de muita observação da sociedade e, principalmente, da imprensa, mas as meninas, com profissionalismo, fizeram um bom trabalho. Numa sociedade de característica machista as policiais faziam todos os serviços masculinos e, na época, era uma vergonha para os bandidos serem presos pelas Pfem. Em 1983 ingressaram 14 mulheres na então Escola de Formação de Oficiais. A aspirante Sônia Cristina Demarco Paladino terminou em primeiro lugar e quando a companhia feminina se tornou independente, em 1988, ela foi a primeira tenente a assumir o comando de uma unidade Policial Militar.

 
 
    Dúvidas e Sugestões  
       
     
     
 
  GALERIA - 0 Fotos - 0 Vídeos  
 
 
 
     
 
     
 
       
Para o policial Para o cidadão Sites relacionados Outros links
       
PROEIS Disque Denúncia ALERJ DETRAN
PRODERJ Corregedoria Tribunal de Justiça PROCON
Contracheque PRODERJ Ministério Público Rio Poupa Tempo
EAD / SENASP Delegacia Virtual Polícia Federal Diário Oficial - RJ
Identidade Funcional Batalhão da sua área Polícia Civil Diário Oficial da União
Escola Virtual   Corpo de Bombeiros Governo Federal
    Procurados pela Justiça Direitos Humanos
    Instituto de Segurança Pública Consulta de Processos
    Secretaria de Segurança Pública  
    SEAP / RJ  
       
       
       
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Evaristo da Veiga nº 78 - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20031-040 - / Comunicação Social: (21) 2215-2932. E-mail: imprensa@pmerj.org
Site desenvolvido por CETIC - Coordenadoria Especializada de Tecnologia da Informação e Comunicação - WebMaster: ssweb@pmerj.rj.gov.br.


direitos